segunda-feira, 17 de abril de 2017

Seringal - O Mundo dos Bravos

 
Em uma das suas muitas andanças, nosso associado Fuad se deparou com o livro Seringal - O Mundo dos Bravos, que lhe foi apresentado pelo parceiro Fernando Junqueira, o livro conta a historia dos soldados e comandantes durante a Guerra da Borracha, no Estado de Mato Grosso, e por derradeiro da colonização e primórdios do município de Juína, tendo como  personagem principal o seringalista Antônio Mascarenhas Junqueira e sua Fazenda Santa Marta, é obra escrita pelo Autor Marco Aurélio Nedel.
 
Sendo uma narrativa envolvente, que conta a biografia de Antônio no Mato Grosso e traz trechos celebres, e outros do dia a dia da atividade por ele exercida. Entre causos contados e historias vividas mostra a força e pujança que tinham aqueles que desafiaram o desconhecido, fazendo o sertão virar cidades e trazendo desenvolvimento para este Estado.
 
Também são narrado, segundo a visão de Antônio, fatos históricos quanto a dura realidade vivida durante a pacificação entre seringueiros, seringalistas que chegavam e os índios que aqui já existiam, quando do desbravamento, trazendo uma visão diferente daquela que é difundida pelo imaginário popular, mas que é contada por quem viveu a historia.
 
A associação foi agraciada com algumas cópias do livro, pelo parceiro Fernando, neto de Antônio Mascarenhas Junqueira, e tais cópias estão a disposição para quem quiser conhecer esta historia e ler um ótimo livro, claro que a titulo de empréstimo, para que possamos todos conhecer esta bela historia de vida e de luta.
 
 

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Pelo Trânsito Consciente.

 
Campanha de trânsito nunca é de mais, regras básicas como não beber e dirigir ou respeitar a sinalização, mesmo sendo amplamente divulgadas, devem ser sempre lembradas e trazidas a tona, por serem necessárias para a  nossa conscientização sejamos motoristas ou pedestres.
 
Já há alguns dias estamos divulgando, via aplicativos de mensagens, campanha com imagens que conscientizam quanto a necessidade de todos colaborarmos com o trânsito seguro. Principalmente em tempos atuais, onde é se prega a permissividade é importante estabelecer que certas coisas são erradas e não podem ser praticadas.
 
 
Mesmo sendo trabalho formiguinha, insistimos em trazer esta campanha, e divulgar entre os amigos, lembrando a todos que o transito seguro SOMOS TODOS NÓS que fazemos, quando deixamos de fazer o que não pode, quando evitamos dar chance ao azar e quando defendemos um trânsito seguro.
 
Usando o clichê: Se for dirigir não beba, respeite as Leis de trânsito e tenha a consciência de que cada um fazendo sua parte, teremos um trânsito e um mundo melhor.